PT EN
< voltar

A Ilha do Espaço

Em pré-produção / Documentário TV (mini-série) e Cinema

Um pedaço de terra em pleno oceano Atlântico com cerca de 5.000 habitantes. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427. Alguns anos depois aqui aportou Cristóvão Colombo no regresso da sua primeira viagem à América. Apesar de isolada devido à sua posição periférica, no ano de 1929 os Marienses foram surpreendidos pela visão de um Zeppelin que os sobrevoou numa marcha lenta em direcção à América. O Mundo estava a mudar e em breve redefiniria a estrutura social, económica e cultural de Santa Maria.

Os dois episódios de “A Ilha do Espaço” com os títulos provisórios “As histórias que a História não contou” e “Desta ilha vê-se o Céu” serão protagonizados por Pepe Brix, fotógrafo mariense com carreira internacional, que acompanharemos na sua viagem de (re)descoberta da ilha. É com ele que vamos observar um mundo a acontecer e um outro que já aconteceu. Pepe será uma espécie de explorador seiscentista, que rompe a geografia – no espaço e no tempo – para nos guiar através das histórias que habitam Santa Maria.

Os dois episódios são estruturados como um diário de bordo, que organiza e reorganiza a informação que vai recolhendo, tendo o espólio fotográfico da família de Pepe como ponto de partida. Há um corte determinante do primeiro episódio para o segundo, assumindo linguagens diferentes perante a posição de Pepe no documentário, combinando o registo antropológico ao retrato futurista, sem nunca abandonar o sentimento de filme-viagem: os locais visitados são sempre os mesmos, a imposição do filme e da sua capacidade interpretativa atribui-lhes novos significados uma e outra vez.